Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
SECE - Sistema de Evolução de Cargos e Empregos
Relatório de Cargos e Empregos
Entidade: Administração
Direta
Código do Cargo: 99915
Cargo: SECRETÁRIO ESCOLAR
CBO:
Número de Vagas Fixadas: 1200 Tempo de experiência: Não definido.
Status: ATIVO
Escolaridade: MÉDIO
Tipo de Cargo: CARGO
Regulamentação: Cargo não regulamentado.
Data da Criação: 08/12/2011
Tipo de Base Legal: LEI
Base Legal da Criação:
005335
- Cria no quadro permanente do Poder Executivo do MRJ a categoria funcional de
Secretário escolar e dá
outras
providências.
Base Legal da Extinção:
-
Qualificação exigida para o cargo:
Atribuições do Cargo:
DESCRIÇÃO
SUMÁRIA: planejar, coordenar e executar, em consonância com as normas e prazos
estabelecidos e
com
as orientações da direção escolar, as atividades da secretaria da escola,
responsabilizando-se pelo seu
funcionamento.
RESPONSABILIDADES
GENÉRICAS:
-
organizar racionalmente o trabalho, mantendo-se atualizado quanto às modernas
técnicas profissionais;
-
responsabilizar-se pelo planejamento, pela requisição e manutenção do
suprimento necessário à realização das
atividades
vinculadas à secretaria escolar;
-
zelar pela economicidade e conservação dos equipamentos e materiais que lhe são
confiados;
-
conhecer e fazer uso dos sistemas administrativos centralizados e
descentralizados da Secretaria Municipal de
Educação;
-
contribuir para a integração escola-comunidade, garantindo que os usuários dos
serviços da secretaria escolar sejam
atendidos
com respeito e urbanidade;
-
participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação do
plano de gestão da escola.
ATRIBUIÇÕES
ESPECÍFICAS:
-
conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a gestão escolar em seus
aspectos administrativos, primando
pela
transparência de procedimentos;
-
conhecer, consultar e interpretar normas a que se vincula o Poder Público
Municipal, em especial aquelas afetas à
área
educacional, garantindo sua aplicação;
-
analisar, organizar, registrar e documentar fatos ligados à vida escolar dos
alunos e aos profissionais em exercício na
unidade
escolar;
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-
conhecer e utilizar-se de tecnologias de informática;
-
atender aos profissionais da escola, à comunidade, aos alunos e ao público em
geral, prestando as informações e
orientações
necessárias;
-
zelar pela identidade da vida escolar dos alunos e pela autenticidade dos documentos
escolares;
-
responsabilizar-se por toda a escrituração e expedição de documentos escolares
e outros que se façam necessários;
-
promover o levantamento de dados referentes à vida escolar dos alunos,
contabilizando-os para fins estatísticos e
respectiva
análise;
-
organizar, coordenar e conservar o arquivo ativo e inativo da escola;
-
zelar pelo sigilo da documentação e informações de que tenha conhecimento,
relativas à vida escolar dos alunos e
funcional
dos servidores;
-
receber, protocolar e instruir processos administrativos e expedientes
relativos a situações diversas, em especial as
que
se vinculem à vida escolar e a fatos relacionados a alunos;
-
preparar relatórios diversos solicitados pela direção da escola;
-
garantir apoio às atividades da escola;
-
colaborar nas atividades relativas à execução do Programa de Alimentação
Escolar;
-
colaborar e participar de atividades que envolvam a comunidade, sob orientação
da direção da escola;
-
participar de atividades de qualificação proporcionadas pela Administração
Municipal, bem como de reuniões de
equipe;
-
refletir e avaliar sua prática profissional, buscando aperfeiçoá-la;
-
praticar os demais atos necessários ao desenvolvimento das atividades da
Secretaria Escolar.
Outras informações inerentes ao cargo:
CARGA
HORÁRIA - 40H (Lei 5335/11)
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